Minas do Rap :Ana tijoux

Para o mês da mulher o Rap em Movimento inaugura sua nova sessão “Minas do Rap”. E para abrir com estilo apresentamos a cantora franco-chilena, Ana Tijoux.

Ana-Tijoux-wide

Ana María Merino Tijoux nasceu na França durante o exílio de sua família devido à ditadura de Augusto Pinochet, no Chile. Filha de uma destacada cientista política, María Emilia Tijoux,  Anita voltou ao Chile já no meio da adolescência, aos 15 anos. Começou sua carreira no rap como Mc do grupo Makiza durante os anos 1990.

A rapper que é engajada nos movimentos sociais latino-americanos, dá voz à luta dos índios Mapuche em suas letras e também ao movimento estudantil do Chile, que tem ganhado cada vez mais força. Além disso, combate o machismo, a violência doméstica e canta pela liberdade dos povos do mundo, ressaltando sempre a coragem dos latino-americanos de não se curvarem ao imperialismo.

O trabalho da Tijoux é tão rico que em seu novo álbum, Vengo, ela convida uma Mc palestina, Shadia Mansour, para cantarem juntas pela liberdade da América Latina e Palestina na música Somo Sur. Anita Tijoux é considerada uma das principais Mc’s da América Latina.Em seu álbum Vengo ela usa bastante elementos da cultura latina e flautas indígenas.

 

Ana+Tijoux+57th+GRAMMY+Awards+Arrivals+9E3AVznVtkBl
Foto Reprodução

Já recebeu os prêmios de “Melhor Artista Revelação” e “Melhor Artista Urbana” no MTV Video Music Awards. Com seu disco 1977 venceu quatro categorias no Gremmy Latino, entre elas “Melhor álbum rock latino” em 2011. E com seu último lançamento, Vengo, em 2014 repetiu o sucesso ao receber o mesmo troféu.

 

Ana Tijoux esteve no Brasil ano passado na Virada cultural e nós do Rap Em Movimento fizemos a cobertura do show. Confira!

 

 

 

 

Autor: Mari Paulino

"Vim para sabotar seu raciocínio" Jornalista infectada pelo vírus do Rap desde cedo. Paulistana. Tenho uma vida corrida, que se divide em trabalho, amigos e projetos pessoais assim como esse IG @marivscapcom

Um comentário em “Minas do Rap :Ana tijoux”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *