O Rei da Pro.ERA!

Muito se fala do Joey Bada$$ que há alguns anos vem fazendo um grande sucesso na nova cena do rap americano. Mas, muita gente conhecedora e amante do hip hop desconhece um cara que foi crucial para o que o Joey e o Pro.ERA obtiverem o sucesso que eles têm hoje.

 

Courtney Everald “Jamal” Dewar Jr, nasceu em 07 de Julho de 1993, mais conhecido como Capital STEEZ, foi um dos fundadores do coletivo Pro.ERA junto do Joey, CJ Fly  e mais alguns colegas de escola. Ambos queriam fazer um RAP diferente do que estava sendo feito na cidade de Nova Iorque.

Com um flow invejável, uma visão de vida fora dos padrões e um gosto apurado nas produções, STEEZ foi ganhando seu espaço nas rodas de frestyle pelas ruas do Brooklyn, chamando atenção de muita gente, o que levou a ser considerado como um dos Mcs mais promissores de sua época pelos críticos e pessoas ligadas ao movimento underground.

A lírica do STEEZ era totalmente formada por sua visão espiritual inspirada no misticismo, crenças egípcias e outras práticas, bem como criticas ao governo americano e a sociedade atual. Mas esses conceitos ficaram para um próximo post, visto que é um conteúdo vasto e que retrata toa a trajetória, ainda que curta, do rapper.

STEEZ foi encontrado morto na noite do dia 24 de Dezembro de 2012, em uma rua de Manhattan, em Nova Iorque.

As causas ainda são desconhecidas, mas que podem ser analisadas em alguns links e matérias pela internet (Um ótimo material para analisar sua vida, obra e morte é este: https://www.thefader.com/2013/11/26/capital-steez-king-capital/) e também por comentários postados em seus sons no YouTube.

Falando sobre sua vida e obra, STEEZ lançou alguns singles muito bons e teve também ótimas participações nos álbuns de Joey Bada$$ e do coletivo Pro.ERA.

Álbum: AmeriKKKan Korruption

CS-AK-F1

No ano de 2012, meses antes da sua morte, foi lançado o “AmeriKKKan Korruption” sua primeira mixtape. Na época do lançamento não teve muito reconhecimento da crítica, o que o deixou muito chateado, a ponto de fazer um segundo lançamento da mixtape com a inclusão de algumas músicas, chamada “AmeriKKKan Korruption Reloaded”,

Já no título da mixtape é possível observar o pesado conteúdo do moleque, onde é feita uma alusão do governo americano com a KKK, um grupo de supremacia branca do sul dos EUA.

Com produções de Madlib, MF Doom, Joey Bada$$ e Knxwledge (Putaquepariu!), essa mixtape hoje é aclamada como uma das melhores produções dos últimos anos no cenário underground. Para entender STEEZ, e por consequência AK, é necessário entender sua mente, sua visão de mundo, e sua forte crítica, bem como sua forte influência espiritual.

O rapper tinha uma grande obsessão pelo número 47, que ele acreditava ser um número perfeito, por contemplar coração e mente, como podemos ver na música “47 Elementz”.

Já em “Free the Robots” o cara desenrola toda sua crítica à sociedade de consumo e racista de hoje.

São alguns exemplos da lírica foda que esse moleque tinha, bem como a maturidade como ele falava obre esses assuntos com apenas 19 anos.

Algumas outras músicas me chamam muita atenção por suas letras, como pela produção invejável digna de um bom boom bap de NY, como “Vibe Rating”, “135”, e “Dead Prez”. No RAP Genius é possível ver todas as letras do AK e a análise da galera sobre sua mensagem. Para quem se interessar, tem bastante conteúdo foda.

STEEZ deixou um vazio em seus fãs e uma sensação de perda enorme. E também um pequeno legado de boas músicas e mensagens conscientes para que possamos refletir o mundo que vivemos e a forma que vivemos nossa passagem pela vida.

Está previsto para 2016/2017 o lançamento de seu primeiro álbum póstumo, chamado “King STEEZ”. Esperamos que seja uma homenagem digna do tamanho de seu talento.

Rest in Peace, Steelo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *