Parem as maquinas!

Interrompemos a programação, as notícias, as novidades, os trabalhos finais de faculdade, notícias sobre o novo álbum do Racionais para falar sobre racismo. Isso mesmo, século XXI racismo é a palavra. Racismo, injustiça e hipocrisia estas são as palavras chave.
No mês agosto a cidade de Ferguson, situada nos arredores de Saint Louis, no estado do Mussouri, presenciou uma onda de protestos. Tudo aconteceu porque o jovem negro Michael Brown de 18 anos foi baleado por um policial branco com seis tiros. Ainda não foram esclarecidas quais foram as circunstâncias que levaram o policial a atirar no jovem que estava desarmado. Ferguson ficou em luto, os moradores disseram que só iriam descansar com justiça. Isso infelizmente não aconteceu.

Foto de Michael Brown
Foto de Michael Brown

O júri absolveu Darren Wilson o policial branco que matou Michael Brown. Após ouvir a versão de 60 testemunhas, o grande júri decidiu que não existe “causa provável” para acusar o agente. A cidade está em chamas por justiça. Isso está desencadeando ondas de protesto por todo estado americano.
A hipocrisia chega ser absurda, pois no começo do ano um jovem negro nos EUA foi condenado a 35 anos de prisão por matar um cachorro de um policial. Isso mesmo 35 anos. Até onde vai a hipocrisia? Pra nós brasileiros essa realidade bate na nossa porta infelizmente todos os dias. “Me vê, pobre, preso ou morto, Já é cultural”, letra da música Negro Drama. Não posso afirmar que isso é um caso isolado nos EUA tanto porque a mídia não transmite. O que a mídia mostra é o ‘Sonho americano’.
Nas redes sociais os artistas americanos estão se manifestando contra esse preconceito. Os rappers P. Diddy, Ludacris, Snoop Dogg publicaram diversas mensagens de indignação.
É triste ver em um país de onde saíram tantos negros bem sucedidos ter esse tipo de retrocesso.

A grande mídia não faz o paralelo entre os dois casos e outros que ainda estão em aberto. Mas quem sou eu para falar alguma coisa, afinal eu só sou uma jovem negra que mora em periferia prestes a virar estatística a qualquer momento.

As matérias com as duas notícias estão logo abaixo.

Foto instagram
“If I ruled the world, imagine that…
I’d free all my sons, I love em love in baby…” Nas

"Let's not just make noise. Let's make a difference." -The parents of 18 year old Michael Brown. #ferguson
“Let’s not just make noise. Let’s make a difference.” -The parents of 18 year old Michael Brown. #ferguson

#blackfriday

http://www.thestate.com/2014/01/06/3192806_man-accused-of-killing-police.html?rh=1

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/juri-absolve-policial-que-matou-jovem-negro-em-ferguson

Autor: Mari Paulino

"Vim para sabotar seu raciocínio" Jornalista infectada pelo vírus do Rap desde cedo. Paulistana. Tenho uma vida corrida, que se divide em trabalho, amigos e projetos pessoais assim como esse IG @marivscapcom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *