Após o anuncio dos participantes da próxima edição do reality show Big Brother Brasil a cultura hip hop ficou abalada. Isso porque Valter Araújo de 35 anos irá participar. Mais conhecido como Slim Rimografia, a sua participação no reality dividiu a opinião de fãs de rap. Muitos criticam a atitude do rapper dizendo que ele se sucumbiu ao sistema. Outros já defendem sua estadia na casa e ainda torcem por ele.
Nas redes sociais é onde acontece mais essa divisão de opiniões. Em seu facebook muitos seguidores comentam sua decisão :”É lamentável. O rap luta tanto pela cultura do Brasil e esse programa é uns dos mais fúteis que existe (…) Espero que seja uma brincadeira pois sempre admirei muito seu trabalho e sua caminhada. Mas se for real, já que fez a merda, pelo menos não manche o rap lá dentro”, escreve um seguidor.
Mas muitos rappers defendem sua decisão e apoiam : “Talvez o hip hop agora tenha a atenção devida”, diz MV Bill
A ex-mulher de Slim, Bárbara Sweet, também defendeu o artista. “O Big Brother é essa cultura inútil. Mas eu vi muitos amigos dele manifestando apoio. Ele tem mais de 15 anos de rap. Deu aula de hip hop. As pessoas que o criticam não vivem de hip hop para botarem essa banca de juiz”.
O rapper Emicida também se manifestou no twitter :” As vezes, Jesus se disfarça de Slim no BBB pra ver se vocês tem mais alguma coisa pra fazer da vida além de cuidar da dos outros.” – Emicida (@emicida)
Em minha humilde opinião creio que com essa visibilidade o Rapper irá mostrar mais seu trabalho, levar sua ideologia e se auto promover. Uma vez li uma entrevista na revista Rolling Stone com o Racionais Mc’s. O rapper Mano Brown era questionado por ter se apresentado em uma casa de show de “boy” como eles mesmo dizem. A resposta não poderia ter sido melhor ” 1 por amor e 2 por dinheiro”. Depois dessa acho que qualquer questionamento a respeito das duas atitudes deveria ser revistos.
Quando se estuda um pouco de política é possível entender um pouco dessas situações. Há tempos vejo muitos rapper sendo questionados por participarem de programas de televisão e por gravarem músicas em certas gravadoras. Muitas pessoa os chamam de vendidos. Que eles se renderam ao sistema. Mas o sistema é forte. Não tem como derruba-lo. O que esses rappers fazem é usar as armas do sistema a favor deles. Usar os grandes veículos de comunicação para levar sua ideologia, sua mensagem e suas ideias. Ao contrario do que muitos pensam bater de frente contra o sistema é quase inútil.
E você possui alguma opinião a respeito do assunto? Comente aqui 🙂
a pelo amor de DEUS forçar as passoas a assistirem bbb antes de amores roubdos éééé sacanagem vai perder audiênciavai deixar pra passar muito tarde o seriado por causa de uma meeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrrrrrdddddddddddddaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaglobo toma vergonha na cara coloca programas bons
Marilinda!! Voce escreve bem pra caramba!! Parabens! Ate eu que nao sou muito chegada a rap, curti muito seu blog. Bjooos, Robertinha